quarta-feira, 15 de julho de 2009

FLORESTA NACIONAL DO JAMANXIM NO PARÁ UMA INJUSTIÇA GOVERNAMENTAL A SER SANADA.



Em entrevista à imprensa, a presidente da Associação dos Produtores Rurais Vale Do Garças, situada no distrito de Castelo de Sonho, em Altamira estado do Pará, Sra. Nelci Rodrigues, também atingida pela Unidade de Conservação conhecida como FLORESTA NACIONAL do JAMANXIM, criada no dia 14/02/2006, com um milhão e trezentos mil e um hectares de terra, nos disse em lamento, que a referida Floresta, foi criada com uma única audiência publica, em Novo Progresso. Em Castelo de Sonho não ouve audiência. Porém, a única feita em Novo Progresso (consta em ata registrada em cartório), onde todas as pessoas presentes foram contrárias, a criação desta FLONA, entretanto, o criaram, de forma que podemos dizer, totalmente arbitraria.

São aproximadamente mil famílias atingidas pela Unidade de Conservação, onde grande parte das mesmas, lá residem, a 30 anos, que também não foram levadas em consideração.

A Floresta Nacional é uma categoria de unidade de Conservação destinada a projetos de manejos sustentáveis,mas para grandes empresas que ganharão o direito de explorar os recursos naturais madeireiros e não madeireiros, por lecitações de 40 anos e somente 3 empresas, porém quem vai usufruir do dinheiro é o próprio governo Federal, em licitações públicas, e não a população, porque nestas unidades, não podem ter presença de propriedades rurais, esta é a grande revolta. As pessoas a que lá residem, vivem da agricultura de sub existência como, a mandioca, Abacaxi, banana, arroz, laranja, e outras frutas e cereais e tambem da Pecuária, como o resto do Estado do PARA.

Segundo a Presidente Nelci Rodrigues, querem agora que, o Governo Federal reveja o erro e redefina os limites e retire a Floresta Nacional, de cima das propriedades atingidas. Falam também que se o governo diz que: “O BRASIL É UM PAIS DE TODOS”, perguntam: Então quem somos nós? Depois de 30 anos, vão nos expulsar? Não viemos aqui por acaso, viemos a convite do próprio Governo federal, que com medo da internacionalização da Amazônia dizia: “Vamos integrar, para não entregar”.

A presidente e muitos falam também, da perseguição existente em cima do povo da Amazônia, mas nem sequer, dão direito a resposta. Menciona o nome de Vitor Fasano e a atriz Cristiane Torloni, os quais gostariam de convidar para que realmente conhecessem a verdade e não o que simplesmente falam. Dizem mais, que sempre concordaram na preservação ambiental, mas que acima de tudo, as pessoas que aqui vivem, também tem que serem preservadas. Não queremos MEIO AMBIENTE e sim, um AMBIENTE COMPLETO com a integração entre o “ambiental e o ser humano”. Dizem ainda: “não somos bandidos do meio ambiente ou de índios, mas heróis anônimos, pois graças a nós, que aqui estamos, é que a soberania desta rica e cobiçada Amazônia, ainda é brasileira”. Talvez um dia, ainda vamos ser reconhecidos.

Também não somos grileiros, quando para cá viemos, foi a convite e com a ausência dos governos. Começamos nos apossando das terras, dentro das formalidades permitidas; abrindo estradas, construindo pontes, escolas, igrejas e até cidades, sem onerar o erário público, e queremos que nossos direitos adquiridos sejam respeitados, como também, não queremos que rasguem nossa história.

Explicaram também que, já existe tramitando na câmara dos deputados, um projeto de lei do Dep. Zequinha Marinho, do Pará, tentando reverter a injustiça praticada. Comentaram ainda, “Caso der negativo, o que não esperamos, entraremos então na justiça”.

Associação Vale do Garça, juntamente com outras associações coligadas da Floresta Nacional do Jamaxim, realizará no dia 02 do próximo mês de Agosto, a primeira festa do Boi no Rolete nas dependências do Pavilhão da Igreja Católica em Castelo de Sonho – PA. Cujo o lucro, será revertido em prol da associação.

Se fará presente na festa o Senador Flexa Ribeiro e os Deputados Federais: Zequinha Marinho, Geovâni Queiroz, Wandenkolk da Silva, Asdrubal Bentes e Lira Maia, entre outras autoridades.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário